quinta-feira, 20 de maio de 2010

VOCÊ JÁ VIU O VÍDEO DESSE LIVRO?

Muita gente, quando termina de ler um livro muito bom, deve pensar logo em seguida: "Quando será que farão o filme?". Pois de uns tempos para cá está acontecendo quase o contrário: os filmes estão vindo antes dos livros. Ou melhor, o trailer do livro está chegando primeiro. Tudo porque as editoras passaram a investir pesado em vídeos na internet para divulgar o lançamento de seus livros. A moda está chegando com toda força por aqui. Eu já vi alguns vídeos no Youtube. Alguns deles parecem verdadeiros trailers de cinema.

Esse modismo tem um lado positivo porque atrai a atenção de um determinado público que nem sempre lê ou compra livros mas está constantemente conectado a internet. O lado negativo da questão é acabar com uma das experiências mais benéficas da leitura: o uso da imaginação para criar o universo que a história que você lê, te proporciona. Vendo as imagens, uma parte da minha leitura tende a se resumir ao que eu vi. Mais do que isso, os vídeos em geral tem uma enorme preocupação em parecerem pequenas obras de arte em si mesmas. O que acaba deixando a importância do livro em segundo plano. Isso sem contar que o vídeo em geral se baseia num pequeno trecho qualquer do livro.

Outro dia até falei bem de um desses vídeos. Diante deles não temos como nos render. Mas acredito que um pouco de cuidado é sempre bom.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário