quarta-feira, 16 de junho de 2010

WORLDHUM ELEGE O MELHOR DA LITERATURA DE VIAGEM

O site americano, WorldHum, é uma espécie de revista eletrônica de viagens. E nesta semana eles publicaram uma lista com "Os 100 livros de literatura de viagens mais celebrados de todos os tempos". Afinal, quem viaja tem sempre histórias para contar. Uma curiosidade da lista é o escritor americano Paul Theroux. Ele foi o escritor que apareceu com o maior número de livros escolhidos - quatro no total: O Safari Da Estrela Negra, O Grande Bazar Ferroviario, The Old Patagonian Express e The Pillars of Hercules - os dois últimos sem tradução para o português ainda.

O motivo não pode ser outro: Paul Theroux é um exímio escritor de literatura de viagens. Segundo a crítica ele reinventou o conceito de "livro de viagem" porque transformou sua própria experiência como viajante do mundo em livro. Seus romances de ficção também estão carregados desse mesmo ar. E existe alguém melhor para contar histórias do que os viajantes? Não deixo de me lembrar do ensaio "O narrador", de Walter Benjamin.

A lista ainda tem nomes como: Ernest Hemingway, Tom Wolfe, George Orwell, Mark Twain, John Steinbeck, Truman Capote, D.H. Lawrence, Paul Bowles e Ernesto “Che” Guevara.

*imagens: foto Paul Theroux (reprodução do site http://www.paultheroux.com/)

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário