quinta-feira, 29 de julho de 2010

A FLIP 2010 ESTÁ CHEGANDO


Falta apenas uma semana para o começo da FLIP. Portanto, não se espante se os jornais e revistas só falarem de literatura nesses próximos dias. Será um dos assuntos do momento. Tamanha atenção não é à toa. Em sua 8ª edição, a FLIP já é uma festa literária de sucesso. É a maior do ramo no nosso país, sobretudo porque atrai um público bastante diversificado: desde profissionais do mercado editorial, até os curiosos novos leitores. Todos estão por lá.

No ano passado, cerca de vinte mil pessoas lotaram as ruas da cidadezinha de Paraty para dedicar sua atenção aos livros, a leitura e a literatura. A expectativa é que esse número aumente ainda mais a cada edição. Num país como o Brasil isso é um acontecimento raro. Infelizmente todos nós sabemos das dificuldades que o mercado editorial enfrenta. Sejamos otimistas, pois uma mudança está em curso e a FLIP certamente é uma das maiores responsáveis por isso.

Ao longo desses anos a FLIP ajudou a divulgar escritores renomados, além de criar e lançar novos escritores. Mais ainda, a FLIP ajudou a movimentar o setor, criou uma "cena literária". As editoras, as revitas, os jornais, os sites especializados e os blogs também seguiram a corrente e deram mais força. Afinal, é assim que as coisas funcionam.

Em meio a esse clima, quero fazer uma pequena retrospectiva das grandes personalidades que já estiveram na FLIP nas edições passadas. No meu recorte estou considerando apenas os escritores de literatura estrangeira que dificilmente poderiamos ver por aqui. Não quero diminuir a grandeza dos nossos escritores, muito pelo contrário. Muito menos quero menosprezar a presença de outras personalidades que já se apresentaram na festa. Trata-se de um recorte bem particular, mas que deve servir como justificativa para tudo o que eu disse acima.

Já estiveram na FLIP, só para citar alguns nomes: Ian McEwan, Paul Auster, David Grossman, Orhan Pamuk, Salman Rushdie, Ali Smith, Jonathan Safran Foer, Jeffrey Eugenides, Nicole Krauss, Toni Morrison, JM Coetzee, Jim Dodge, Nadine Gordimer, Will Self, Chimamanda Ngozi Adichie, David Sedaris, Ingo Schulze, Nathan Englander, Neil Gaiman, Richard Price, António Lobo Antunes, Atiq Rahimi, Simon Schama, Enrique Vila-Matas, Edmund White, Ondjaki, Alan Pauls, Amós Oz, Nathan Englander, Richard Dawkins e tantos outros.

*imagem: divulgação

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário