quinta-feira, 22 de julho de 2010

SEIS NOVELAS DE JOHN STEINBECK



A editora Penguin dos Estados Unidos lançou uma edição de luxo com seis novelas escritas por John Steinbeck: Tortilla Flat, The Red Pony, Of Mice and Men, The Moon Is Down, Cannery Row e The Pearl. Tenho impressão que talvez Steinbeck não seja um autor muito lido por aqui, apesar de ser ganhador do prêmio Nobel de Literatura e ter muitos de seus livros adaptados para o cinema - parece que no total foram dezessete filmes.

Evidentemente, Steinbeck é mais conhecido por As vinhas da ira e A leste do Éden - duas obras-primas da literatura norte-americana. Porém, esse conjunto de novelas publicado recentemente revela um panorama sobre o estilo de um escritor que em meio as vanguardas literárias escreveu sobre as miseráveis classes trabalhadoras de maneira realista.

Mas estão enganados os que acham que a literatura de Steinbeck está presa a denúncia e observação social. Seus livros e suas personagem demonstram o homem em dimensões universais. Como está escrito na biografia do livro Ratos e homens (L&PM), a obra de Steinbeck nos mostra "a luta pela dignidade humana, a dificuldade das relações de afeto frente à crueldade do mundo e da vida, e a solidão, na sua acepção mais ampla e passível de ser compartilhada por todos os homens".

Na edição da Penguin, as três primeiras novelas são Steinbeck ainda jovem e contém os temas que ele iria desenvolver ao longo de sua obra. Além disso, Tortilla Flat, por exemplo, foi a novela que primeiro lhe deu fama e visibilidade. Já Ratos e homens (Of mice and man) foi publicada dois anos antes de As vinhas da ira. As outras novelas saem das mãos de um escritor já consagrado, ganhador do prêmio Pulitzer.

Dessas seis novelas, apenas duas tiveram tradução para o português: Ratos e homens (Of mice and man) com tradução de Ana Ban que foi lançada pela L± e A pérola (The pearl) com tradução de A. B. Pinheiro de Lemos que foi lançada pela editora Record. Vamos esperar que a edição da Penguin motive o nosso mercado editoral a publicar as novelas restantes.

The short novels of John Steinbeck
John Steinbeck
Penguin Classics Deluxe Edition

* imagens: divulgação e reprodução da Wikipedia.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Durante anos tive na minha estante o livro AS VINHAS DA IRA e por ser um calhamaço, nunca me arrisquei na sua leitura. E já tinha uma idéia pré-concebida que seria um livro de forte conotação política. Quando comecei a ler, nao parei mais. É um livro maravilhoso, apesar de todos os seus defeitos, principalmente a cena final. Mas a linguagem é simples, os personagens estão vivos na nossa frente; eu fui com eles no seu caminhão velho. Amei! Depois li a biografia do Steinbeck, que também gostei. Infelizmente quando li O INVERNO DA NOSSA DESESPERANÇA nao teve o mesmo impacto que as Vinhas. Espero ainda poder ler todos os outros livros de Steinbeck, mas sabendo que cada um deles é diferente do outro, pois o Steinbeck nunca quis se repetir em nenhum livro.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, sabe que os críticos apontam justamente essa variação no estilo como uma das características do Steinbeck. O que é bacana, porque demonstra o esforço dele em não se repetir, etc.

    ResponderExcluir