quarta-feira, 14 de julho de 2010

TRÊS LIVROS DA LITERATURA ALEMÃ CONTEMPORÂNEA

Para dar início a seção "três livros..." selecionei livros da literatura alemã contemporânea que ganharam edição em português não faz muito tempo. Os três autores são nomes importantes para entender um pouco sobre a literatura que está sendo produzida no país nos últimos anos.

--------------------------------------------------------------------------------------

DEPRESSÕES
Herta Müller
Editora Globo

Romance de estréia de Herta Müller, escritora romena radicada na Alemanha e ganhadora do Nobel de Literatura de 2009. O livro reúne uma série de contos que formam um conjunto sobre a vida cotidiana de uma jovem, sua família e os moradores de uma aldeia em Banat, no extremo da Romênia. A autora nos mostra um mundo repleto de raiva e desesperança em que as personagens vivem uma rotina sufocante e apenas esperam pela morte – de certa maneira o romance nos remete metaforicamente a ditadura de Nicolae Ceausescu.


--------------------------------------------------------------------------------------

VIDAS NOVAS
Ingo Shulze
Cosac Naify

O romance, organizado em forma de cartas, brinca com as barreiras que separam a ficção e a realidade ao nos contar uma história que se passa em plena época de mudanças na Alemanha com a queda do Muro de Berlim. Schulze, o autor verdadeiro, transforma-se em personagem do livro – ele é um editor – para organizar a correspondência que um rapaz troca com a sua irmã, seu o amigo de infância e uma fotógrafa, todos moradores da Alemanha Ocidental. Nesse processo a mudança não ocorre apenas na história e no país, mas também nas personagens.

--------------------------------------------------------------------------------------

OS EMIGRANTES - Quatro narrativas longas
W. G. Sebald
Companhia das Letras

Nesse livro, um narrador amalgama as histórias de quatro personagens diferentes que um dia passaram por sua vida: um ex-cirurgião, um professor, um antigo pajem de um jovem milionário e um pintor. As histórias, embora separadas, tem em comum a visão do narrador que revela as consequências da Segunda Guerra e do Holocausto em suas vidas. A obra mistura fatos reais e fictícios e resulta num esforço de W. G. Sebald em reconstruir a memória individual e coletiva de nossa época.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário