terça-feira, 12 de outubro de 2010

DE OLHO EM FRANKFURT EM 2013


Uma série de ações envolvendo a literatura brasileira está tomando corpo. Estamos de olho na nossa participação na Feira do Livro de Frankfurt. Seremos o país convidado de honra em 2013. Aprendemos esse ano com a Argentina, devemos aprender com a Islândia no ano que vem e com o país convidado de 2012 - que não foi anunciado ainda.

Se você é escritor, preste atenção nessas duas notícias:

-> Do Painel das Letras - Folha de SP:

Tradução terá R$ 400 mil
O Ministério da Cultura anunciou a liberação de R$ 400 mil em bolsas com o objetivo de ampliar o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros. A ideia é aproveitar a Feira de Livros de Frankfurt (...) para oferecer ao mercado internacional um panorama mais amplo e variado dos diferentes estilos de literatura produzidos no país. Os clássicos e best-sellers, desta vez, não serão a tônica do programa. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 23. Em 2013, o Brasil será o convidado de honra da feira alemã.
-> Da Coluna de Babel no Sabático - Estadão:

Editores querem preparar Frankfurt 2013 na Flip
Editores brasileiros pretendem consultar a organização da Flip para, já na próxima edição, acrescentar um dia na programação oficial – com o intuito de aprimorar a preparação do Brasil na organização do pavilhão e da programação como homenageado na Feira de Frankfurt de 2013. Pode não ser proposta simples, já que a festa de Paraty é evento literário, e não de mercado, mas, se for aceita, serão promovidos encontros de editores alemães com colegas brasileiros para a apresentação de escritores nacionais cujas obras poderiam ser traduzidas. “Não adianta fechar alguns acordos sem criar relação duradoura”, disse, no evento alemão, a agente literária Lúcia Riff, que conversou com editores da Zahar e da Cosac Naify, entre outros. Também está nos planos auxiliar o Ministério da Cultura e entidades editoriais a definir quais escritores visitarão a Alemanha até 2013. A intenção é evitar mal-entendidos como o deste ano, quando, num grupo de 60 autores argentinos pré-selecionados, ficaram de fora nomes de peso como Beatriz Sarlo.
*imagem: Peter Hirth / Frankfurt Book Fair

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário