sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MAIS PRÊMIOS LITERÁRIOS

Ontem foram anunciados os ganhadores do Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional. No total são oito prêmios divididos em oito categorias e cada um deles recebe o nome de um escrito brasileiro.

O grande vencedor do Prêmio Machado de Assis - categoria romance foi Do fundo do poço se vê a lua, de Joca Reiners Terron. Outros dois romances premiados foram Ribamar, de José Castello e Lugar, de Reni Adriano.

Do fundo do poço se vê a lua faz parte da coleção "Amores Expressos" e foi publicado esse ano. O romance conta a história de Wilson e William - irmãos gêmeos fisicamente idênticos, mas de personalidades completamente oposta. Wilson tenta desesperadamente se diferenciar da figura do irmão ao desejar transformar-se numa mulher tão inspiradora como a rainha Cleopátra. A trama se desenvolve depois do sumiço de Wilson e de um cartão-postal vindo da cidade do Cairo. Para escrever o romance Joca viajou para o Egito e ficou durante um mês na cidade do Cairo, fazendo viagens para Alexandria e Luxor.

O primeiro lugar do Prêmio Clarice Lispector - categoria conto foi para As certezas e as palavras, de Carlos Henrique Schroeder. O segundo e terceiro lugar ficaram com O macaco ornamental, de Luis Henrique Pellanda e Retratos imorais, de Ronaldo Correia de Brito.

O prêmio Paulo Rónai - categoria tradução ficou Rubens Figueiredo para a tradução do livro Ressureição, de Liev Tolstói. Outros dois ganhadores foram Luís Carlos Cabral com a tradução de Três tristes tigres, de Guillermo Cabrero Infante e Cláudio Giordano com a tradução de Cárcere de amor, de Diego de San Pedro.

*imagem: divulgação.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário