quarta-feira, 3 de novembro de 2010

OS CURIOSOS MANUSCRITOS DE JANE AUSTEN

Uma tese curiosa está no ar e deve mexer um pouco com a impressão que todos temos da escritora inglesa Jane Austen. Seria ela uma escritora experimental e a frente do seu tempo?

Tudo começou com o projeto Jane Austen fiction manuscripts. Uma equipe de especialistas recolheu e disponibilizou na internet mais de 1000 manuscritos que pertenceram à escritora. Durante a analise dos manuscritos a professora e diretora do projeto, Kathryn Sutherland, constatou que não havia neles a maneira precisa e elegante tão comum aos romances de Jane Austen. Pelo contrário, havia nos manuscritos muitas rasuras, diversas inserções, borrões e alguns problemas de gramática e ortografia.

O desvio fez com que a professora pensasse na hipótese de que Jane Austen estivesse criando algo experimental ao tentar aproximar seu texto do modo como as pessoas conversam na vida real. Alguns trechos têm pontuação irregular, as frases são corridas e as falas das personagens não são divididas em parágrafos específicos para cada uma delas. Na versão impressa dos livros tudo isso foi modificado e colocado na forma mais convencional. Os textos finais bem acabados de Jane Austen foram obra do editor William Gifford.

É difícil pensar até que ponto essas observações podem tornar Jane Austen uma escritora experimental ou não. Pode ser que essa maneira "diferente" de escrever fosse parte do temperamento da autora e não uma intenção previamente planejada. Um estilo de escrita sem pontuação e frases com estrutura modificada só chegaria aos romances no século XX - pense em James Joyce, William Faulkner ou José Saramago. Os problemas de gramática e ortografia também não diminuem a obra que ela deixou - obra que vem sendo especialmente celebrada nos últimos anos. Talento e fôlego para a empreitada Jane Austen tinha de sobra.

Os manuscritos estão disponíveis na internet no site do projeto Jane Austen fiction manuscripts.

*imagem: reprodução do site Jane Austen fiction manuscripts.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário