sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

THOMAS PYNCHON VAI AO CINEMA


O mundo está realmente mudado, para você ter uma ideia até um livro de Thomas Pynchon poderá ser adaptado ao cinema. O escritor mais recluso do mundo é conhecido por criar romances gigantescos e tão elaborados que são um verdadeiro universo em si mesmo - vide O arco-íris da gravidade, Mason & Dixon e Against the day (que será lançado no ano que vem pela Companhia das Letras com o título de Contra o dia). Quando a invenção não ataca a linguagem, ataca o enredo da história de modo que o livro sempre acaba se tornando um material bem difícil de ser 'traduzido'. Tanto que o site The Huffington Post incluiu O arco-íris da gravidade na lista dos 15 romances que jamais poderão virar filme.

O boato surgiu graças a New York Magazine. Segundo o pessoal da revista apurou, o diretor Paul Thomas Anderson está com vontade de adaptar Vício inerente - o último romance que Pynchon escreveu. Para quem não se lembra, Thomas Anderson é o diretor de "Magnólia", "Embriagado de amor" e "Sangue negro". Parece que o diretor já escreveu o argumento e está trabalhando num roteiro. Ainda segundo especulação da NY Magazine, o filme seria estrelado pelo ator Robert Downey Jr. ou por Philip Seymour Hoffman.

Vício inerente conta a história de um "detetive particular Doc Sportello (...) que é contratado por uma ex-namorada para investigar o sumiço de um poderoso barão do mercado imobiliário". Tudo se passa na Califórnia dos anos 70 em pleno declínio da contracultura "flower power". Tem Charles Manson, tem hippies, surfistas, traficantes, contrabandistas, bandas de rock, prostitutas e muitas drogas. O livro pode virar filme, justamente por ser uma história de detetives um pouco clássica, um pouco moderna. Tem um trecho do romance disponível aqui.

Embora seja avesso às fotos e entrevistas, Thomas Pynchon vive circulando por Nova York, cidade onde mora desde os anos 70. Dizem às lendas que ele sempre conversa por telefone com gente do show business por quem tem certa simpatia. Ele até dublou o vídeo promocional de Vício inerente, fazendo o papel da personagem Doc Sportello - a mesma coisa aconteceu com a participação dele nos Simpson, dublando ele mesmo.

Quem sabe Thomas Pynchon não se anime e resolva fazer uma participação especial no filme. Mesmo que seja como figurante.

*imagem: reprodução do Google sobre a participação de Thomas Pynchon no desenho Os Simpsons.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário