quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

TRÊS ROMANCES ENTRE MOSCOU E SÃO PETERSBURGO

Para comemorar o centenário da morte de Liev Tolstói escolhi três romances que se passam nas duas mais importantes cidades da Rússia: Moscou e São Petersburgo. Cada escritor a sua maneira soube reconstruir cidade dentro do universo da ficção abarcando aspectos sociais e políticos. Uns preferiam Moscou e outros preferiam São Petersburgo. Tolstói funcionou como uma espécie de síntese, dando voz as duas cidades.

O mestre e a margarida
Mikhail Bulgákov
Alfaguara Brasil

Nos anos 30, Moscou recebe a visita do diabo e de toda a sua comitiva repleta de figuras fantásticas. A visita inesperada irá mudar para sempre a vida da cidade. Assim começa essa pequena obra-prima que revela de maneira alegórica e irônica a vida na Rússia durante o regime comunista de Stalin. O livro foi escrito ao longo de dez anos e ficou escondido durante muito tempo até finalmente ser publicado e se tornar um dos livros mais importantes da literatura russa contemporânea.

---

Memórias do subsolo
Fiódor Dostoiévski
Editora 34

Dostoiévski criou uma narrativa singular ao dar voz a um homem que vive à margem da sociedade. O homem do subsolo não mira apenas um interlocutor com sua fala ininterrupta, seu desejo é que todas as pessoas estejam alerta para a demolição de todas as coisas. Essa novela guarda um trecho primoroso: o momento em que o homem do subsolo deseja esbarrar com um oficial que lhe despreza - explicado nos mínimos detalhes por Marshall Berman. O subterrâneo de São Petersburgo vibra nessas páginas.

---

Anna Kariênina
Liev Tolstói
Cosac Naify

É difícil resumir em algumas um romance que consumiu cinco anos de elaboração. De maneira geral, a história central desse livro gira em torno de Anna Kariênina, uma jovem aristocrata que apesar de ter uma vida estável se sente infeliz. Ela vislumbra a possibilidade de mudar essa situação quando se apaixona por um oficial, o conde Vrónski. O objetivo de Tolstói era escrever uma crítica sobre a sociedade aristocrata na Rússia do século XIX, por isso uma galeria de personagens ganha vida ao longo do romance. Moscou e São Petersburgo aparecem como cidades opostas, símbolo do antigo e do novo.

*imagens: reprodução.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário