quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

COPA DE LITERATURA BRASILEIRA


A Copa de Literatura Brasileira só começa em 28 de fevereiro, mas os organizadores já anunciaram os dezesseis concorrentes da edição 2010/2011. Tem livros bem interessantes participando do torneio e tem algumas faltas também. Antes que a gente reclame, Lucas Murtinho explica no próprio blog da Copa que os livros são "escolhidos de forma bem pouco científica" - afinal, é bem difícil dar conta de todos os lançamentos e ainda agradar todas as torcidas.

O torneio funciona assim: na primeira rodada os livros escolhidos são divididos em grupos e se enfrentam em oito jogos. Os perdedores de cada jogo deixam o torneio e os ganhadores seguem para a próxima rodada. Assim segue o torneio até que somente dois livros se enfrentem na grande final.

O jurado de cada jogo é o responsável pela escolha do ganhador. Ele tem de justificar os motivos da sua decisão através de uma resenha caprichada. Os torcedores também podem se manifestar comentando os resultados. A diversão da Copa é justamente essa: criar discussão e comentários em torno dos livros concorrentes.

Participam dessa edição da copa os seguintes autores: André de Leones, Bernardo Ajzenberg, Bernardo Carvalho, Edney Silvestre, Adriana Lisboa, Ivana Arruda Leite, Joca Reiners Terron, Andrea Del Fuego, Rafael Bán Jacobsen, Paloma Vidal, Rodrigo Lacerda, Michel Laub, Carol Bensimon, Sérgio Rodrigues, Elvira Vigna e Ricardo Lísias.

Quem não leu os livros ainda tem tempo de sobra para adiantar a leitura já que falta mais de um mês para o apito inicial.

*imagem: reprodução.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário