sábado, 15 de janeiro de 2011

NOTAS #15


Huckleberry Finn politicamente correto
O cartunista americano Ruben Bolling fez uma brincadeira com o livro As aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain que está envolvido numa polêmica sobre racismo. Em três tirinhas o cartunista recria o clássico livro de Twain fazendo adaptações para torná-lo politicamente correto para os dias de hoje. A tirinha completa está disponível em http://tinyurl.com/6hr6n4d

Livros marcantes
O escritor João Ubaldo Ribeiro contou ao blog Tempo de Letras os livros que marcaram a sua vida. Entre os citados estão A ilíada, de Homero; os livros de Monteiro Lobato; e Don Quixote de La Mancha, na tradução de Viscondes de Castilho, "mais por conta das ilustrações de Gustave Doré" - contou ele.

Carta de Jack Kerouac
Uma carta de Jack Keroauc destinada ao ator Marlon Brando datada dos anos 50 foi uma das notícias mais comentadas da semana. Na correspondência, Keroauc pede a Brando que compre os direitos do livro On the road a fim de adaptá-lo ao cinema. O escritor beatnik seria Sal Paradise e o famoso ator seria Dean Moriarty. Quase 50 anos depois, o filme será finalmente lançado sob a direção de Walter Salles. Uma tradução da carta está disponível em http://tinyurl.com/4vr3d7b

Silvestre internacional
Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre pode não ter ganhado o Prêmio Jabuti de melhor livro do ano, mas em compensação está ganhando o mundo. O romance de estréia do jornalista será traduzido na França (pela editora Belfond), na Alemanha (pela editora Random House), na Sérvia (pela editora Giunti), na Holanda e em Portugal.

***

Edney Silvestre também está preparando o lançamento de seu próximo livro Felicidade é fácil que deve sair pela editora Record ainda em 2011.

Literatura asiática
O prêmio literário The Man Asian anunciou no final do ano passado a lista de indicados para o melhor livro publicado em 2010. Entre os dez concorrentes está o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Kenzaburo Oe com o livro Torikae ko (Chenjiringu) - único autor da lista publicado no Brasil. Uma lista menor deve ser anunciada no mês que vem e o nome do ganhador será divulgado em março.

Contos
No final do ano passado o jornal O Globo anunciou a lista dos vencedores do concurso de contos Rio 2010. Foram dez finalistas, mas apenas três levaram o prêmio em dinheiros. O primeiro lugar foi para Erick Massoto de Almeida por "Nublado com chance de anarquia"; o segundo lugar ficou com Flávia Ruiz Perez por "Encontro com um amigo morto" e o terceiro lugar ficou com Natasha Mendonça por "Um dia perfeito para disco voador". Todos os contos foram publicados no jornal semanalmente.

Adeus papel
Pensando no desaparecimento do suporte, no fim do papel e na era digital um pessoal da Europa e dos Estados Unidos criou a revista Forté. Disponível no site http://www.magazineforte.com/ a revista é totalmente construída em formato de áudio. Você pode ouvir diretamente no site ou baixar um arquivo MP3 para ouvir onde quiser. A revista já está no quarto número. Parece coisa do futuro.

*imagem: reprodução da tirinha de Ruben Bolling.

Share/Save/Bookmark

Um comentário: