sábado, 26 de fevereiro de 2011

QUADRINHOS SOBRE GUERRA


O jornalista David Axe transformou sua experiência de quatro anos como correspondente de guerra para o jornal The Washington Times e a radio BBC em tirinhas na internet. O que começou despretensiosamente em 2007 resultou numa graphic novel chamada War is boring - lançada nos Estados Unidos no ano passado. As viagens de Axe em busca de notícias para os conflitos no Timor Leste, Afeganistão, Iraque, Líbano e Somália se misturam a sua vida pessoal. O texto foi escrito pelo próprio David Axe e os desenhos ficaram por conta de Matt Bors. David Axe também mantém um blog na internet. Algumas tirinhas da graphic novel estão disponíveis em http://tinyurl.com/5q9fjx

***

Essa notícia sobre quadrinhos de guerra me lembrou a experiência do também jornalista e quadrinista Joe Sacco. A graphic novel Notas sobre Gaza foi lançada pela Companhia das Letras no final do ano passado. Antes disso, a editora Conrad publicou Derrotista, Gorazde, Uma história de Sarajevo e Palestina. Nesse ano, Joe Sacco é um dos convidados confirmados da FLIP.

Há uma reportagem bem bacana sobre Joe Sacco feita por Raquel Cozer para o Caderno 2, do Estadão - com direito a entrevista.

***

Através do blog do David Axe acabei descobrindo o site Cartoon Movement. Trata-se de uma comunidade internacional de cartunistas que lidam com quadrinhos de cunho político. Numa olhada rápida, vi trabalhos bem bonitos de diversas partes do mundo. Quem estiver interessado em participar pode entrar em contato através do site http://www.cartoonmovement.com/


Será que estamos diante de um novo movimento dentro da internet com relação a divulgação de notícias e informações sobre os acontecimentos políticos? Há quem diga e insista na ideia de que a internet tem sido uma ferramente fundamental nas atuais mobilizações de massa. Verdade ou não, a existência desses quadrinhos de cunho políticos dá voz a pessoas que nem sempre seriam ouvidas e mostram a existência de outras perspectivas para um mesmo conflito. Como bem proclama o Cartoon Movement "existe mais de uma verdade".

*imagem: reprodução do flickr de David Axe.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário