quarta-feira, 9 de março de 2011

TOURNAMENT OF BOOKS E COPA DE LITERATURA


Começou ontem o Tournament of Books 2011. A primeira disputa já teve cara de clássico: Freedom, de Jonathan Franzen enfrentou Kapitoil, de Teddy Wayne. Depois de mostrar seus argumentos, o jurado escolheu Freedom - o romance mais comentado do ano passado. Será que o falatório geral influenciou a decisão final do jurado? Só lendo a justificativa.

Eu imagino que a tarefa dos jurados nesse torneio não será nada fácil. Entre os concorrentes figuram nomes que concorreram ao National Book Award, Man Booker Prize e ao Pulitzer. Veja a lista:

Freedom, de Jonathan Franzen
Kapitoil, de Teddy Wayne
Room, de Emma Donoghue
Bad Marie, de Marcy Dermansky
Savages, de Don Winslow
The Finkler question, de Howard Jacobson
A visit from the good squad, de Jennifer Egan
Skippy dies, de Paul Murray
Nox, de Anne Carson
Lords of misrule, de Jaimy Gordon
Next, de James Hynes
So much for that, de Lionel Shriver
Super sad true love story, de Gary Shteyngart
Model home, de Eric Puchner
The particular sadness of Lemon Cake, de Aimee Bender
Bloodroot, de Amy Greene

Para quem não conhece o Tournament of Books é um campeonato em que dezesseis livros se enfrentam em esquema mata-mata. Ao todo são quatro grandes rodadas. Quem tiver melhor avaliação do jurado segue na disputa até a grande final. Nesse torneio participam apenas livros em língua inglesa. O intuito não é escolher apenas um dos livros mais bacanas do ano, mas promover a discussão de ideias em torno de livros que foram bem recepcionados pela crítica.

O Tournament tem disputas diárias e a primeira rodada termina na próxima semana. O ganhador do jogo de ontem, como falei, foi Freedom, de Jonathan Franzen. Hoje, quem ganhou foi Room, de Emma Donoghue.

Quem pensa que só os falantes da língua inglesa tem esse privilégio estão enganados. Nós temos a nossa Copa de Literatura Brasileira que começou no mês passado - já comentei aqui. As duas primeiras disputas, ou os dois primeiros jogos, elegeram Como desaparecer completamente, de André de Leones e O filho da mãe, de Bernardo Carvalho. O próximo jogo acontece na próxima semana. Você pode vestir a camisa do seu livro preferido, acompanhar e comentar a justificativa de cada jurado. As discussões estão muito boas.

*imagem: reprodução da tabela do Tournament of Books.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário