sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O ILUSTRE DESCONHECIDO

Não sei se me perdi em algum momento no meio de tantos lançamentos, mas não vi notícias sobre O desconhecido, de Joshua Ferris. Com o perdão do trocadilho, o romance passou despercebido por aqui. A crítica anglófona fez uma série de bons comentários sobre o romance, chegando a elegê-lo como um dos melhores do ano passado - Economist, New York Times e a New Yorker.

Em qualquer pesquisa rápida que a gente faça no Google dá para ver que Joshua Ferris é um escritor rodeado de elogios. De cara ele ganhou um prêmio PEN/Hemingway Foundation e uma indicação ao National Book Award com seu primeiro romance, E nós chegamos ao fim (que saiu aqui pela Nova Fronteira). Os dois prêmios são bastante respeitados nos Estados Unidos, ganhar um deles é algo como receber um passaporte para o panteão dos melhores escritores americanos. Não foi à toa que o nome de Ferris começou a pipocar em todos as revistas literárias como "a melhor novidade dos últimos tempos".

(Nesse momento você deve estar pensando, "legal, mas todo mês aparece alguém que é tido como a melhor novidade de todos os tempos". De fato existe uma sobrecarga de notícias desse tipo. Mas vamos combinar o seguinte: daqui para frente essas notícias e listas podem ser encaradas como "eis um escritor ou um grupo de escritores em quem temos de prestar atenção" diante de tantos lançamentos que não conseguem ser absorvidos pelos leitores, críticos etc.)

Depois desse grande "debut literário", Ferris publicou contos na Granta e na New Yorker. Por isso, não foi muita novidade quando o nome dele figurou na lista dos melhores jovens escritores da New Yorker.

Tanta badalação em torno de um escritor tão novo pode estragá-lo, mas parece que Ferris não se intimida com tamanho "hype" - nem mesmo com esse rótulo de "promessa da ficção norte-americana". Ele declarou certa vez que críticas e elogios são coisas coladas a carreira do escritor. O melhor a fazer é avaliar tudo isso de maneira comedida e seguir escrevendo.

O desconhecido conta a história de um advogado abatido por uma doença incurável que o faz caminhar sem parar. O incidente aos poucos mata sua auto-estima, seu casamento, sua carreira e o mundo confortável ao seu redor.

O romance foi publicado em junho pela Casa da Palavra durante a comemoração dos 15 anos da editora (em tempo, a Casa da Palavra também firmou parceria com a editora Leya que segundo li vai "cuidar da distribuição, do marketing e da estratégia de vendas dos livros").

Abaixo um trecho de O desconhecido, gentilmente cedido pela editora Casa da Palavra.

*Imagem: divulgação.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário