sexta-feira, 4 de novembro de 2011

REVISTAS E FANZINES LITERÁRIOS NA ERA DIGITAL


Topei com três diferentes revistas (ou fanzines) digitais de literatura. Pode ser que seja ingênuo da minha parte imaginar um movimento de gente querendo colocar em circulação a literatura que sumiu dos jornais e das revistas "do mundo impresso". Outro dia mesmo vi nos jornais gringos, do tipo New York Times, artigos falando sobre uma espécie de renascimento dos fanzines impressos e da onda "do it yourself" dos tempos punk. Não deixamos por menos e criamos a nossa própria versão da coisa ainda que em escalas menores. Seja como for, não deixa de ser curioso que um monte de revistas (ou fanzines) do gênero estejam aparecendo e podem ser que apareçam muitas mais. Detalhe: todas aceita colaboração de todo o tipo, seja texto inédito, ensaio, entrevista, comentários e sugestões.

***

A primeira revista é a Outros Ares - projeto do Marcelo Barbão e do Rafael Rodrigues. É uma revista mensal voltada especialmente para publicação de contos de novos escritores brasileiros. Também reserva espaço para entrevistas, crônicas e outros textos. Dá para ler no Kindle, Kobo, FBReader, Aldiko, Adobe Digital Editions, Nook e nos plug-ins para Firefox e Chrome. Já está no sexto número.

A segunda é a revista Macondo - editada por dois irmãos, Marcos e Francisco. Tem períodicidade variada. O formato é mais tradicional e parecido com revistas impressas. Tem poesia, resenha, ensaio, crítica, fotografia etc. Dá para ler nos e-readers que aceitam o formato PDF e na internet. Já tem dois números.

Por último tem a revistinha Um conto - parece que é organizada por universitários de Minas Gerais (não consegui descobrir muita coisa). Tem periodicidade mensal. Publica principalmente poesia e um conto ou crônica. Dá para ler nos e-readers que aceitam o formato PDF e na internet. O grande barato é o formato pequeno, você pode imprimir e dobrar. Lançou dois números, sendo um dedicado especialmente a Carlos Drummond de Andrade.

***

Tem fanzine ou revista digital, manda o link. Sempre que posso divulgo algumas por aqui.

*Imagem: reprodução.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário