sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NOTAS #40


Saudades?
Quem estava com saudades dos prêmios literários não precisa mais se preocupar. A organização do Man Booker International Prize anunciou os dez finalistas que vão concorrer ao prêmio no valor de £60.000 libras. Os cinco membros do júri (que conta com Elif Batuman e Yiyun Li) terão de escolher entre U R Ananthamurthy (India), Aharon Appelfeld (Israel), Lydia Davis (Estados Unidos), Intizar Husain (Paquistão), Yan Lianke (China),  Marie N'Diaye (França), Josip Novakovich (Canadá), Marilynne Robinson (Estados Unidos), Vladimir Sorokin (Rússia) e Peter Stamm (Suíça). O vencedor será anunciado em 22 de maio num jantar no Victoria and Albert Museum, em Londres.

Em Portugal
Falando em Lydia Davis (que está concorrendo ao Man Booker International) acaba de sair em Portugal pela editora Relógio D'água o livro Contos Completos. São 198 pequenas histórias (quase mínimas) que tratam do amor, da solidão, do humor e da estranheza da vida. A Companhia das Letras tinha em seus planos publicar uma tradução de Varieties of Disturbance. A revista Piauí publicou a tradução de alguns contos para a gente ler enquanto espera.

Nobel no Brasil
Segundo o caderno Ilustrada, da Folha de SP, a escritora Herta Müller, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, virá ao Brasil não para participar da FLIP, mas do Fronteiras do Pensamento 2013. A data oficial do evento ainda não foi divulgada. Enquanto ela não vem, dois romances chegam às livrarias Fera d'alma (saí pela Globo Livros) e O homem é um grande faisão no mundo (saí pela Companhia das Letras).


Ginsberg repaginado
O ator Daniel Radcliffe quer mesmo se afastar da imagem deixada pela personagem Harry Potter. No filme Kill Your Darlings, dirigido por John Krokidas, ele encarna o papel de ninguém menos que Allen Ginsberg - o poeta beatnik. A história se passa na época em que Ginsberg estava na faculdade e conheceu seus colegas Jack Kerouac, William Burroughs e Lucien Carr (o jovem atraente que acaba envolvido numa bizarra história de amor obsessivo e morte). Críticos que assistiram a exibição do filme no Festival Sundance ficaram impressionados. Será que alguém ainda vai se lembrar de James Franco?

*Imagens: divulgação Relógio d'água/Sundance Film Festival

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário