quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ESPERANDO POR THOMAS PYNCHON



Adivinhem quem está de volta? Vou dar uma dica para facilitar: é o autor mais recluso e por isso mesmo o mais "pop" da literatura norte-americana. Ainda não adivinhou? Então te conto: é Thomas Pynchon - ele mesmo. Qualquer pequeno movimento que o enciclopédico escritor faz gera o maior burburinho, sobretudo na internet. Impressionante! Já imaginou se ele resolve anunciar que vai dar uma volta no bairro onde mora? Tenho certeza que muita gente ia formar um acampamento nas imediações do lugar só para fazer uma fotografia.

Pois bem, Pynchon vai publicar um novo romance com lançamento previsto para setembro, nos Estados Unidos. A notícia foi confirmada na segunda-feira pela editora dele. O livro vai se chamar Bleeding Edge e será ambientado no "Silicon Alley" (região de Nova Iorque dominada por empresas de internet e tecnologia) no período entre a crise promovida pela bolha especulativa da internet (no final dos anos 90) e os atentados terroristas do 11 de setembro.

O último livro publicado por Pynchon foi Vício inerente, em 2009. Uma versão cinematográfica desse livro já entrou em fase de pré-produção. Deve ficar pronto em 2014 e, como já foi dito, terá Joaquin Phoenix no elenco e Paul Thomas Anderson no roteiro e direção.

O projeto Pynchon in Public Day, dia em que pessoas do mundo inteiro enviam fotos e vídeos delas mesmas lendo qualquer livro de Pynchon num lugar público e sem nenhuma vergonha, vai ter motivos de sobra para comemorar. A próxima acontece em 8 de maio.

***


A ocasião também poderia ser uma oportunidade para resgatar V., O leilão do lote 49 e Vineland - três romances de Pynchon que andam fora de catálogo aqui no Brasil. O primeiro foi publicado em 1988 pela editora Paz e Terra e os outros dois pela Companhia das Letras em 1991 e 1993, respectivamente. Só é possível encontrá-los em sebos e com preços especiais.

Para se ter uma ideia, no site Estante Virtual o livro O leilão do lote 49 tem apenas três únicos exemplares com preços variando de R$ 100,00 a R$ 129,90. Livro raríssimo. Quem sabe?

*Imagem: reprodução do Google.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário