terça-feira, 5 de março de 2013

NOTAS #41


O velho safado
Eu, você, todos nós e até o Ricardo (protagonista das novelas Tanto faz & Abacaxi, de Reinaldo Moraes) gostamos da obra obscena e mundana do escritor Charles Bukowski. O velho Buk nos deixou em 9 de março de 1994 vitima de leucemia, ou seja, no próximo sábado vamos completar 19 anos sem ele. Pois bem, na semana passada foram encontrados os originais de dezenove desenhos que foram publicados por Buk na sua coluna Notes of a Dirty Old Man, no jornal The Freep e no quarto número da revista Sunset Palms Hotel. Eles estavam perdidos na coleção do poeta e editor Michael C. Ford e estão à venda no site ReadInk. Mais informações aqui.

Festival do conto
O escritor Carlos Henrique Schroeder está organizando a 3.ª edição do Festival Nacional do Conto. Os escritores confirmados são Luiz Vilela, João Silvério Trevisan, Julián Fuks, Leandro Sarmatz, Antônio Xerxenesky e Marcelo Moutinho. O evento acontece de 19 a 23 de março no Teatro do SESC Prainha, em Florianópolis.


Granta nórdica
Além de Portugal, a Granta terá edições na Noruega e na Suécia. O primeiro número da versão norueguesa saiu em fevereiro, com o tema "Colapso", incluindo textos de Alice Munro, Roberto Bolaño, Jennifer Egan e escritores locais. O primeiro número da versão sueca sai em maio, com o tema "Fronteiras", incluindo textos de A.S. Byatt, Junot Díaz, Julie Otsuka, Santiago Roncagliolo, Haruki Murakami, Peter Froberg Idling, Amanda Svensson e outros. 


Para comer com os olhos
A culinária sempre inspira a literatura com bons momentos e o contrário disso também é uma verdade. Pensando nisso, o blog Flavorwire selecionou 30 bolos deliciosos com cara de livro. Parecem aqueles contos de fadas em que as casas são comestíveis e as árvores são feitas de chocolate e açúcar. Pois bem, para não ficar passando vontade encontrei a receita do bolo Waldorf Astoria Red Velvet com a cara do escritor Edgar Alan Poe (está em inglês). Dá trabalho, mas o resultado final é surpreendente. Alguém se habilita?


Faça você mesmo
Vamos supor que você não tenha talento para escrever nenhuma história de ficção científica, nem as habilidades para criar uma capa de livros do gênero. Pensando nisso, o ilustrador Bradley W. Schneck criou o Pulp-O-Mizer para sanar pelo menos uma das nossas dificuldades. Nesse site podemos aplicar textos, escolher um título, aplicar fundos e imagens - tudo com a possibilidade de editar. Melhor de tudo, você pode fazer o download do resultado para compartilhar com quem quiser e onde quiser. Quem a força esteja com você!

*Imagem: reprodução.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário