segunda-feira, 1 de julho de 2013

OS ESCRITORES ESTÃO CHEGANDO


Nessa semana vai ser difícil fugir da FLIP. Por isso, não estranhe se uma enxurrada de textos ligados ao assunto pintarem por aqui. Vem comigo que no caminho eu te explico.

Começo falando sobre o escritor Michel Houellebecq que pela segunda vez cancelou sua participação na Festa alegando motivos pessoais. Na minha opinião, a participação dele fazia mais sentido na edição de 2011 quando tinha ganhado o Prix Goncourt por O mapa e o território. Seja como for, não deixa de ser uma pena! Seria interessante ver como se comporta ao vivo um escritor premiado que desperta amor e ódio por onde passa. As chances de um convite para outras edições devem diminuir depois disso.

Para os interessados nos eventos paralelos a programação principal vale ficar de olho na FlipMais, Casa Folha e Casa do IMS. Embora tímida, a FlipMais reserva duas boas mesas sobre tradução literária (um assunto que merece muita atenção): "O autor e seu tradutor" terá Michel Laub, Dominique Nédellec, Ronaldo Wrobel e Vincenzo Barca, respectivamente autores e seus tradutores, conversando sobre a tradução de suas obras para outras línguas; "Traduzir Flaubert" com Lydia Davis e Samuel Titan Jr. tradutores de Gustave Flaubert. A Casa Folha terá bons momentos com o cartunista Laerte, o poeta Ferreira Gullar e o norueguês Karl Ove Knausgård. A Casa do IMS terá um espaço reservado para os amantes da prosa de ficção com encontros abertos ao público para a gravação de programação da Rádio Batuta:

No dia 4 de julho, Bráulio Tavares fala sobre o escritor José Agrippino de Paula e Milton Hatoum conversa sobre A linha de sombra, de Joseph Conrad. No dia 5 de julho, Paulo Scott conversa sobre A náusea, de Jean-Paul Sartre, Lila Azam Zanganeh fala sobre Ada ou Ardor, de Vladimir Nabokov (o livro está fora de catálogo e merece uma reedição - alô, Alfaguara) e Adriana Calcanhotto fala sobre o escritor Mario Quintana. No dia 6 de julho, Daniel Galera conversa sobre A travessia, de Cormac McCarthy, Nelson Pereira dos Santos sala sobre a cachorra Baleia - do livro Vidas secas, de Graciliano Ramos - e Zuca Sardan e Chico Alvim falam sobre as personagens de seus livros. Todas as conversas serão disponibilizadas no site www.radiobatuta.com.br.

De sobra, a Casa do IMS ainda recebe uma exposição do fotógrafo David Drew Zingg e lançamento de uma coleção de DVDs com os filmes baseados na obra de Graciliano Ramos: Vidas secas, Memórias do cárcere e São Bernardo.

A editora Rocco também contará com uma casa, mas não terá uma programação
especial. Segundo a coluna Babel, do Estadão, a editora Record também terá uma casa na Flip - sem uma programação especial divulgada.

*Imagem: reprodução do Twitter da FLIP.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário