segunda-feira, 2 de setembro de 2013

INDIE QUE NEM EU, QUE NEM QUEM?



Começou ontem, em São Paulo, o Mês da Cultura Independente com uma série de eventos gratuitos voltados a produção cultural 'indie' de música, cinema, dança, artes visuais e literatura. Uma chance bacana para conhecer uma parte da cultura que não costuma receber patrocínio de grandes empresas e divulgação nas mídias tradicionais, mas tem importância vital por experimentar, arriscar e trazer novos ares para os campos da cultura mais consagrados.

O braço literário do Mês conta com dois grandes eventos: 

-> II ENCONTRO DE LITERATURA DIVERGENTE
O encontro do ano passado rendeu frutos e a reunião entre escritores, editores e pesquisadores interessados no tema divergente acontece novamente Biblioteca Alceu Amoroso Lima nos dias 14 e 15 de setembro. Na abertura haverá uma mesa explicando o conceito da literatura divergente com Berimba de Jesus e Nelson Maca. Além dos saraus, haverá bate-papo sobre escrita feminina, mesa-redonda sobre conceitos de raça, classe, gênero e identidade regional e um debate sobre editoras alternativas. O poeta Nicolas Behr (que esteve na FLIP) também vai participar.

-> FLAP!
Focada principalmente em poesia, a 'festa' coloca em discussão na agenda literária temas um pouco mais atrevidos. No dia 21, a Biblioteca Mário de Andrade recebe um debate sobre a presença do corpo na literatura, com participação de Alfredo Fressia, Clara Averbuck, Elizandra Souza, Juliano Garcia Pessanha e Nuno Ramos. No mesmo dia, o Espaço dos Satyros recebe debates sobre o papel do tradutor (com participação da Denise Bottmann e outros) e a memória da violência na literatura. No dia 22, Biblioteca Alceu Amoroso Lima abriga um debate sobre a apatia da crítica contemporânea e mais tarde acontece o encerramente com confraternização na Feirinha Gastronômica da Praça Benedito Calixto. Ah! A abertura será na Casa das Rosas com uma feira de publicações independentes, no dia 20.

-> Correndo por fora, haverá Sarau da Cooperifa comandado por Sérgio Vaz, no dia 13, na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima); e um debate sobre a internet e os selos independentes com os escritores Antônio Xerxenesky e Daniel Pellizzari, no dia 14, no Centro Cultural São Paulo.

Tem mais informações detalhadas no site da FLAP! e da Prefeitura.

***

Por curiosidade, também acontece em setembro a Pauliceia Literária (no mesmo final de semana da FLAP!), um evento mais robusto e não tão 'indie' assim. Aos moldes da FLIP, a programação conta com um autor homenageado (a escritora Patrícia Melo), mesas de debate com autores nacionais e internacionais, grupos de leitura e oficinas de escrita. Destaque para a participação de Valter Hugo Mãe, Juan Pablo Villalobos, Inês Pedrosa, Scott Turow, entre outros. Os ingressos custam de R$ 16,00 a R$ 32,00 e a programação completa está disponível no site www.pauliceialiteraria.com.br

Além de mês 'indie', será o mês 'literário'.

***

Vale lembrar também a Balada Literária que não está no mês 'indie', mas bem que poderia. A edição desse ano deve acontecer em novembro e terá como homenageado o cartunista Laerte. Entre as atrações confirmadas estão os escritores Washington Cucurto, Alberto Guerra Naranjo e Jorge Fornet, do Centro de Pesquisa Literária da Casa de Las Americas, junto com Mauro Munhoz (da Flip) e Sérgio Vaz (do Sarau da Cooperifa).

*Imagem: reprodução Google.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário